Família de soldado judeu cristão luta para manter cruz em lápide, após pedido de remoção

  • 22/10/2024
Família de soldado judeu cristão luta para manter cruz em lápide, após pedido de remoção
Família de soldado judeu cristão luta para manter cruz em lápide, após pedido de remoção (Foto: Reprodução)

O Ministério da Defesa israelense está buscando um acordo com a família do sargento David Bogdanovskyi, que serviu nas IDF e faleceu em combate no sul da Faixa de Gaza em dezembro, para a remoção de uma cruz gravada em sua lápide.

“Por lei, não é permitido colocar uma cruz ou qualquer outro marcador religioso em uma lápide militar”, disse o Ministério. A família afirmou que outras sepulturas no cemitério possuem marcadores religiosos, informou o N12.

“Isso é especialmente importante no cemitério militar de Haifa, onde também estão enterrados soldados judeus”, acrescentou o Ministério, citando uma decisão do Rabino Chefe das IDF, que afirma que a santidade do cemitério judeu é prejudicada pela cruz.

O Ministério afirmou que está negociando com o comitê público do memorial do soldado para chegar a um acordo com a família "à luz dos pedidos de famílias cujos entes queridos estão enterrados nas proximidades, que alegam que a cruz ofende seus sentimentos e sua capacidade de rezar e dizer o Kadish [oração de luto], e em razão da decisão do Rabino Chefe das IDF."

Apesar de estar trabalhando para remover a cruz da lápide de Bogdanovskyi, o Ministério expressou suas condolências pela sua morte e enfatizou que "continuará a apoiar a família e todas as famílias enlutadas."

O Ministério também enfatizou que "está trabalhando e continuará fazê-lo de maneira sensível com todas as partes envolvidas, e espera que possamos chegar a um acordo e solução o mais rápido possível."

Bogdanovskyi, um cristão residente em Haifa, imigrou da Ucrânia em 2014, segundo a KAN, e serviu no Corpo de Engenharia de Combate.

Ele morreu em Khan Yunis em dezembro do ano passado. Relatos indicam que sua família foi informada de que tem até o início de novembro para remover a cruz.

Os pais de Bogdanovskyi

No início deste mês, a mãe de Bogdanovskyi visitou seu túmulo em Haifa e descobriu que sua lápide havia sido coberta com um pano preto durante uma cerimônia em homenagem aos mortos no dia 7 de outubro, conforme informou o Ynet.

“Não tenho palavras para descrever a humilhação que senti”, disse ela à fonte de notícias israelense.

Em uma publicação no Facebook, ela escreveu: "David amava este país com todo o seu coração. A cruz gravada em sua lápide faz parte de sua identidade pessoal e da fé na qual ele foi criado."

Yulia optou por não remover o pano preto durante a cerimônia de estado em respeito às outras famílias presentes.

“Respeito os sentimentos de outros pais e sei quanta dor há no coração de cada mãe, pai, irmã e irmão. Não queria transformar a cerimônia em um campo de batalha”, compartilhou em sua postagem.

"Eu pensei que meu David, que deu sua vida pelo país, que amou a nação com todo o seu coração durante nove anos desde sua aliá, que se juntou às IDF para defender a mim, sua família e todos nós, não é diferente dos outros. Ele não é um cidadão de segunda classe. Eu fiquei lá e chorei de raiva, frustração e sem entender", disse ela.

"Sinto que o exército e o estado traíram a memória de David", disse Vadim, pai de David, conforme citado pela KAN.

"Não entendo, e não há ninguém para me ajudar, exceto seus amigos, que tentam e falham", acrescentou Vadim.

Família devastada

Um amigo da família conversou com o N12, afirmando: "Os pais estão devastados. Não entendemos a razão, já que há outros túmulos com cruzes. Por que a de David deve ser removida?"

Ele também mencionou que, se a lápide não for retirada, o túmulo será totalmente deslocado.

Conforme o procedimento estabelecido nas IDF, as lápides de soldados falecidos são projetadas em coordenação com suas famílias, respeitando sua dignidade e desejos pessoais.

O design das lápides também é realizado em colaboração com o Ministério da Defesa. O relatório do N12 observou que as famílias que optam por adicionar ou modificar elementos em suas lápides violam essa norma.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/familia-de-soldado-judeu-cristao-luta-para-manter-cruz-em-lapide-apos-pedido-de-remocao.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes